Um verdadeiro ícone da fotografia artística com as chamadas Toy Cameras, a Diana volta ser fabricada na China, onde deixou de ser produzida nos anos 70.
A responsável pela volta da famosa câmera é a não menos famosa LSI (Sociedade Lomográfica Internacional, para quem não conhece).
LSI tem feito buscas pelo mundo da fotografia analógica atrás de câmeras que possam integrar o conceito de lomografia. A Diana é uma opção lógica por ser já considerada uma câmera clássica (ao menos para os aficionados das toycameras).
Como a oferta dessas raridades são escassas, a LSI tomou uma atitute interessante: voltar a fabricar o modelo com seus parceiros na China. Resultado: o mercado tem novamente a disposição uma câmera já “extinta”, por um preço até acessível (pra quem não precisa pagar impostos como nós) e com um pacote legal, sendo uma opção perfeita pra quem quer dar de presente (os produtos da LSI sempre tem belas embalagens, com cartazinhos, livretos, etc).
“Plus a mais”
Mas com um “plus a mais” que o próprio nome da câmera avisa (diana+): além de poder escolher entre dois modos de velocidade, normal e B (para longa exposição noturna) você pode remover a lente e usar a abertura super estreita para fazer pinhole, sem precisar fazer nenhuma alteração na câmera. Bem interessante. Junto com a câmera vem um belo livro, de capa dura revestida de tecido, com boa impressão, contando a história da câmera e falando um pouco do futuro dela.
A nova Diana tem uma coisa que outras da mesma categoria não tem: kits de lentes intercambiáveis. Sim, como nas SLR você pode escolher outras lentes desde grande angulares até teles, passando por adaptadores pinhole e outras maluquices. É um sistema completo de tranqueiras para diversão analógica lo-fi.
Com duas máscaras, você pode escolher entre 3 tamanhos, 4,2×4,2cm, 4,6×4,6cm e 5,2×5,2xm.
Pacote
A LSI gasta mais com a embalagem e acessórios que vem com a câmera do que com a câmera propriamente dita. Bela caixa com vários níveis, tampa transparente pra ver o produto, livros com alto nível de qualidade de impressão, enfim, é um belo pacote, vale totalmente o preço, que é a partir de R$ 129,00 no site brasileiro. Se quiser, tem também no ebay (na gringa ela sai por mais ou menos US$50).
Desempacotando a Diana+.(clique pra ver como é o pacote dela).
Fotos
The Detrich Collection
A Sociedade Lomográfica adquiriu, em 2007, uma enorme coleção de dianas e seus clones e elas estão em exposição no hotsite da Diana+.
links
- Quer ver como é abrir a embalagem da Diana+?
- Especificações e outras informações técnicas ou fotos, visite Diana+ no site da LSI.
- Se quiser comprar, visite o site da Loja do Marinho.
Leia mais:
- Agfa Clack
- Diana de papel é a Pinhole F de Pixel Análogo
- Revista Foto Inversa – Fotografia Pinhole – 6ª Edição
- Eu construí a minha pinhole, construa sua pinhole também
- A lista de câmeras (35 un)
- World Pinhole Day, dia internacional de sair com sua câmera de buraco
- Dirkon Pinhole Camera, uma pinhole clássica de papel
1 comentário
Dona diz:
lindas fotos em P&B, julio.