Agfa Optima 200 Sensor foi a primeira de uma longa série de sucesso da linha Sensor, lançada pela Agfa em 1969. O nome sensor vem do seu botão de disparo que não é mecânico e responde suavemente, sem movimento, a um simples toque. Sabe como é, sem pressão e força o clique é mais suave e evita fotos tremidas. A série Olympus XA também era mais ou menos assim.
Não precisa de baterias, o seu fotômetro usava um sensor de selênio que media a luz e fornecia energia para a exposição automática. Para avançar e rebobinar o filme era por acionamento mecânico.
Informações Técnicas Agfa Optima 200
- Tipo de câmera: compacta manual com visor ótico simples;
- Tipo de Filme: 135 (35mm);
- Formato do quadro: 24x36mm;
- Lente: Color-Apotar Fixa de 42mm;
- Foco: manual por zonas a partir de 1m;
- Aberturas: f/2.8 à f/22;
- Tipo do Obturador: Central do tipo Paratic;
- Velocidade do Obturador: 1/30 à 1/200;
- Sensibilidade: ISO 25 à ISO 160;
- Exposição: semi-automática com sensor de selênio, não precisa de bateria;
- Flash: Externo, com sapata sincronizada (hotshoe);
Cuidado ao comprar
Como toda câmera com fotômetro alimentado por uma célula de selênio é importante verificar o estado do sensor. O Selênio se desgasta com a exposição à luz, para prolongar sua vida útil é importante guardar a câmera em um lugar protegido da luz.
Fotos com a Agfa Optima 200
Links
Agfa 200 Sensor no Camerapedia e Kamerasamling.
2 comentários
Kamerazinha diz:
Eu queria saber se Agfa Optima 200 é um bom investimento por ser de origem alemã rara ,em perfeito estado e funcionando queria saber mais sobre ela. Que tipo de pilha ou bateria usa e se é facilmente encontrado. Agradeço se me informarem…
Julio França [dx] diz:
Kauan, é uma belíssima câmera, se estiver em boas condições e com o fotômetro funcionando vale a pena sim. Mas o mais difícil é avaliar se está funcionando corretamente, como ela não usa baterias se o sensor de selênio estiver muito gasto ou qualquer outro defeito pode inutilizar a câmera.