Como mais câmeras nunca é demais Ray Panduro do Pixel Análogo terminou mais uma câmera do seu projeto The Pinhole Box. Essa agora é baseada na clássica Kodak Brownie Hawkeye.
Ele conta por um acaso da vida ele comprou essa Brownie em um mercado de pulgas com essa sua forma pitoresca seria uma escolha perfeita para continuar o projeto que já tem algumas câmeras como a Diana, a Holga e a Hassel.
Como sempre o cuidado com os detalhes da Brownie Pinhole agradam seguindo a inspirada no Kodak orginal. Ray levou mais ou menos 2 semanas para terminar essa câmera, usando apenas seu tempo livre neste período.
Mais fotos da Brownie Pinhole
Um pouco de informação técnica: essa é uma câmera pinhole totalmente feita em papel com uma distância focal de 40mm e um pinhole f/150 em chapa de alumínio. É possível fazer 12 fotos 6x6cm ou 16 fotos 6×4,5cm usando um rolo de filme 120, dependendo da máscara interna da câmera.
Fotos com ela
Carregada com um filme Fujifilm Neopan ISO 100 é possível fazer fotografias com relativa nitidez e qualidade, quaaaaase rivalizando com a original.
A Brownie Hawkeye
A Brownie Hawkeye é uma câmera de baquelite criada pela Kodak e produzida entre os anos de 1949 e 1961 e que produz imagens 6x6cm em filme 620. Ela seguiu a linhagem de sucesso das Kodaks Brownies que remontam os anos 1900 quando a Brownie Original foi lançada.
Inicialmente sem acessório de flash, a partir de 1950 passou a permitir o uso de flash. Foi fabricada nos Estados Unidos, na França e no Canadá. Além do flash teve como acessórios um filtro close-up e um filtro amarelo para dias nublados.
Links
Conheça o trabalho de pinholes de papel de Ray Panduro, suas fotografias e outras coisas análogas.
Leia mais:
- Pinhole 120 de papel fácil de montar e de graça
- PinholeBlad, uma clone da Hasselblad 500 de papel
- Pinhole 135 de papel fácil de montar e de graça
- Diana de papel é a Pinhole F de Pixel Análogo
- The Pinhole Camera de Ray O’Bannon
- Conheça a Câmera de fole de Merdrey Chew
- Monte sua própria pinhole Hasselblad, de papel!