A câmera fotográfica é basicamente uma câmara escura onde controlamos a entrada de luz para sensibilizar um suporte fotossensível. Todos sabemos como funciona. Mas, e se a câmera for completamente transparente?
Essa é a premissa da Clera – de Clear Camera, a primeira câmera fotográfica transparente (que funciona). Criada por Anton Orlov, que afirma ser a primeira câmera onde você realmente enxerga a imagem projetada sobre o material fotográfico dentro dela, durante seu funcionamento.
Uma descrição curta da câmera: uma caixa de policarbonato vermelho cristal, totalmente transparente, com uma lente Gasc & Charconnet Petzval e um Back 4×5 polegadas, na qual você pode fazer fotografias com os mais diferentes processos como colódio úmido, daguerreótipo, papel fotográfico preto e branco, litografia bem como alguns filmes comuns.
O truque aqui é que todos esses processos precisam ter em comum é a insensibilidade à faixa do espectro da luz vermelha filtrada pelo policarbonato do corpo da câmera.
Sim, o corpo da câmera funciona como um filtro, deixando a gente ver lá dentro passando a luz vermelha que não vai ser captada pelo filme ou que estiver sendo usado dentro. Um belo truque, se me permite dizer.
De onde surgiu a ideia de criar a CLERA
Anton Orlov teve a ideia de fazer essa câmera ao trabalhar com colódio úmido em outra câmera e como podem ver neste outro artigo, o processo precisa ser feito bem rápido enquanto as chapas ainda estão úmidas. Pra fazer isso, Anton construiu uma caixa com uma janela vermelha para que pudesse fazer o processo de revelação na rua, logo após a exposição da chapa. Ele notou que mesmo com luz do sol direta, através da janela vermelha, bem em cima da imagem não houve nenhum problema com o contraste ou qualidade da imagem. Nesse momento ele pensou “e se eu fizesse uma câmera inteira com esse material vermelho da janela?” A ideia é poder enxergar a imagem sendo projetada sobre o material fotossensível durante o ato de fotografar.
Mais fotos da CLERA
Fotos feitas com a CLERA
Já vi várias câmeras transparentes, a maioria para exibição ou tentativas frustradas, não lembro realmente de ter visto alguma funcional!
Links
Leia mais:
- Conheça o R3 Monobath, o revelador preto e branco de banho único
- Tutorial de Colorização de imagens em preto e branco
- Eyes Wide Open: exposição mostra Stanley Kubrick como fotógrafo
- Revelar negativo colorido em químico preto e branco
- Fotografando com colódio umido em rolos de filmes 135
- Papel fotográfico positivo ISO 120 em rolos de médio formato
- Pinhole 120 de papel fácil de montar e de graça