Genesis, de Sebastião Salgado no SESC Taubaté, de 31/7 a 2/11 de 2014. É a exposição das fotos, não que o Sebastião Salgado fotografou algo em Taubaté para o Genesis, calma!
Enfim uma oportunidade de ver a obra de um fotógrafo fera em Taubaté. Eu sei que o Salgado é polêmico, que tem gente que ache que ele se aproveita das mazelas do mundo para fazer sua arte e #mimimi.
Enfim, seja lá qual a sua opinião (e é bem isso mesmo, OPINIÁO) sobre o trabalho ou a pessoa do Sebastião Salgado, suas fotos são marcantes e eu acho importante um trabalho desse tipo existir.
E tirando de lado a polêmica filme x digital que permeia a obra do Salgado, vale a visita! Com toda certeza!
O Projeto Genesis
Gênesis é sobre os primórdios, sobre um planeta intocado, suas partes mais puras, e um modo de vida tradicional que convive em harmonia com a natureza. Quero que as pessoas enxerguem o nosso planeta de outra forma, sintam-se comovidas e se aproximem mais dele.
Uma viagem através do mundo entre 2004 e 2012 visitando 32 regiões extremas, entre elas o Alasca, a Patagônia, a Etiópia e a Amazônia, para registrar a majestade e a fragilidade da natureza, assim como sua relação com o homem e os animais.
Com 250 imagens em preto e branco, a exposição com curadoria de sua esposa Lélia Wanick, Sebastião Salgado traz uma homenagem à natureza e um alerta para a humanidade do que estamos destruindo e abrindo mão.
Sebastião Salgado
Sebastião Salgado nasceu em 1944 em Aimorés, Minas Gerais. Formado em Economia, rendeu-se ao mundo da fotografia em 1973. Trabalhou extensivamente para a imprensa internacional ganhando reconhecimento e muitos prêmios por suas reportagens na África. Na década de 90, mergulhou junto com sua esposa, Lélia Wanick, num projeto de vida que foi o embrião da expedição fotográfica Gênesis: a recuperação de uma propriedade completamente degradada, que hoje é o Instituto Terra, instituição dedicada a constituir o ecossistema florestal da região do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. Salgado é também embaixador da Boa Vontade da UNICEF e membro honorário da Academia de Artes e Ciências dos EUA.
Links
Onde
SESC Taubaté
Avenida Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, Esplanada Santa Terezinha
Telefone: 12 3634.4000
Leia mais:
- Clera é a primeira câmera transparente que funciona!
- Eyes Wide Open: exposição mostra Stanley Kubrick como fotógrafo
- Kodak Plus X 125: vencido, mas não perdido
- William Eggleston In the Real World, assista o documentário
- One last frame, um curta de Niels Windfeldt
- Photo Hotspots, um mapa de lugares para fotografar
- No #instagram unindo digital com analógico antigo #m42 #eos #takumar