Que tal uma câmera analógica com cara de rolleiflex (ou twin lens reflex), que pode ser carregada com filme instantâneo mas com mecânica e eletrônica totalmente modernas?Interessante? Então, essa pequena nova câmera é a InstantFlex, criada em 2015.
Desenvolvida na China pela MiNT, uma empresa de manutenção de câmeras analógicas, a Instaflex é mais uma pra entrar na lista de câmeras analógicas que ainda estão sendo fabricadas e que ajuda a deixar longe o fantasma da morte do filme e da fotografia analógica como um todo. E em tempos cada vez mais digitais, um lançamento como esse oferece novos ares pra os aficcionados pelo mundo.
Tecnologia e qualidade
É uma câmera com exposição automática, com ajuste de EV, foco manual, lente com 3 elementos e coating na lente exterior e usa os filmes instax mini. A combinação de lente e filme não vai oferecer aquela qualidade de médio formato que tínhamos com a Rolleiflex, mas parece ser melhor que as próprias instax da Fuji.
O que chamou a atenção foi o cuidado com o desenvolvimento do obturador, de 5 lâminas contra 2 comumente usada em instantâneas. Além de oferecer um controle mais preciso de abertura, indo de f/5.6 a f/22, ela oferece a possibilidade de bokeh modificado, em formato de estrela. Ainda do obturador, junto com a exposição automática ela oferece modo B para longa exposição enquanto pressionado o botão disparador e também pode fazer dupla exposição (seguindo a risca a cartilha da Sociedade Lomográfica para uma boa câmera bem cotada na escala hipster).
Ainda contando pontos na escala hispter o design baseado nas clássicas TLRs com a já mencionada Rolleiflex a deixa numa posição mais vantajosa que a Instax Mini 90 da Fuji, que não passa de uma instax maquiada para parecer câmera de filme dos anos 70. Essa é de verdade uma câmera de filme, com cara de câmera de filme.
Funciona exatamente como as TLR, com pequenas diferenças. A tampa ao ser aberta e permitir enxergar o assunto a ser fotografado, também liga o circuito eletrônico que comanda a fotometria e a exposição do filme instax mini instalado na traseira da câmera.
Um detalhe divertido, ao terminar de expor o filme e apertar o botão de revelação (sim, é separado do botão disparador do obturador) a foto sai por cima, dentro do visor da câmera.
De resto é como toda câmera instantânea automática, o máximo de controle de exposição é um botão para ajuste de EV 1 ponto para acima ou 1 ponto para baixo da fotometrada pela câmera e, é claro, a longa exposição.
Vídeo da apresentação da InstantFlex
” frameborder=”0″ allowfullscreen>
/_WBvFzkjegc’ frameborder=’0′ allowfullscreen>
Mas brincadeiras a parte, é uma ótima iniciativa. Pense bem: quanto mais fabricantes de novas câmeras, melhor para o mercado analógico como um todo. Fora que o cara tem o bônus da iniciativa, quem é que tá por aí pensando em desenvolver uma nova Twin Lens Reflex que usa filme instantâneo? Então.