O negativo profissional que, por algum motivo que ignoro, é um filme mais barato que qualquer outro filme amador da Kodak, como o Ultra. E como vale a pena, sua qualidade é mais que perfeita pra mim.
O filme Proimage tem dois tipos: ISO100 (meu predileto) e o ISO200. É um filme de grão fino que oferece belos tons de pele e lindos azuis quando usado ao ar livre. É perfeito para retratos ou para longas exposições com a sua LC-A, ou outra câmera com Modo Bulb.
Custo do Kodak Proimage
É o melhor negativo pelo seu preço. É também a melhor opção para sua LC-A quando tirar uma folga dos cromos e processos cruzados. Pra mim, negativos coloridos são melhores que fazer processo cruzado com cromos. É um filme para o dia-a-dia.
Nos bons tempos cheguei a pagar menos de R$ 6,00 por rolo, num pacote de 5. Mas ainda hoje em sites e lojas do centro de São paulo o filme tá menos de R$ 9,00. Vale ainda muito a pena pelo que o filme oferece.
Mas o que ele oferece?
Fotos
Outras vantagens
O Kodak Proimage é o meu filme escolhido para ser o principal, é o predileto para usar normalmente nas minhas câmeras (principalmente a lomo lc-a) pela suas cores padrão, mas quando quero fazer bagunça e forçar efeitos também prefiro ele.
O que faço com o proimage? Eu gosto particularmente de bater ele como ISO 400 e depois mandar puxar na revelação até ISO 800. Isso dá um efeito nas cores e no contraste bem legal.
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17 comentários
mônica diz:
pode usar esse filme numa Holga 120GN?
julio diz:
Claro que pode!
No meu canal do Youtube eu ensino como usar os filmes 135 (35mm) em cameras como a Holga. É bem fácil até.
Qualquer coisa, dúvida, etc, pode chamar!
Abraços e valeu a visita!
André Von Weimar diz:
Esse sempre foi o meu filme preferido. A última vez que eu o usei foi em 1999. No meu site, tem duas fotos que eu tirei nesta época.
Parabéns pelo site. Muito instrutivo.
André Von Weimar
Mônica Bacelar diz:
obrigada. é que sou amadora, então… tenho muitas dúvidas.
julio diz:
De nada, Mônica. Fique a vontade pra perguntar, pesquisar, etc…
Guilherme diz:
onde encontro esse filme? estou procurando em várias lojas online filmes bons e baratos, mas n encontro em lugar algum…
sabe de alguma loja que venda eles pela internet?
julio diz:
Eu não ganho nada com isso, rs, mas dá uma olhada na Diafilme, mais barato que isso só comprando em loja em sampa (eu acho).
Helena Damasceno diz:
Olá, sou totalmente amadora, mas ganhei uma fisheye 2 e estou apaixonada! Gostaria de saber se posso usar esse filme nela? Sempre vejo que pra fisheye somente filmes com ISO acima de 400. Mas pensei em ir à praia e usar esse filme. Seria prudente?
Obrigada pela ajuda desde já!
julio diz:
Olá Helena!
Olha, se estiver muito, mas muito sol, pode ser que funcione. Mas se você encontrar um Proimage 200 é mais garantido. Se for um dia de sol bem forte, e se seu lab for bom (rs) eu diria pra arriscar usar um iso100.
Mas eu não testei 100, já usei 200 e achei que ficou escuro, mas não era na praia, então não tem como saber.
Experimente, rs. Só não vai por a culpa em mim se der zica, rs.
Abraço e obrigado pela visita.
nina diz:
oi,
tendo uma câmera que vai até iso 400, seria ruim usar filmes de isos mais altos? (ruim assim de perda no constraste da foto)
julio frança [dx] diz:
Ninaaa, depende. Se for usar ISO800 fica imperceptível. Dá pra compensar no momento de escanear ou ampliar. Filmes mais sensíveis que isso, acho melhor só se tiver acesso a um laboratório que faça revelação manual. Aí é só avisar que bateu ele como iso400, que eles compensam na revelação puxando o filme. Mas isso só pra negativo. Se usar positivo, slide, ou chromo e revelar como positivo mesmo vai dar problema na imagem.
Que câmera que é? E que filme que você anda pensando em usar?
Dona diz:
oi, julio, beleza?
eu tava tentando achar seu post, sobre a puxada no proimage.
tenho uma trip, mas estou com uma canon emprestada e quero tentar essa experiência sua, puxar 400 e revelar 800. no caso da canon tem a velocidade, daí vou ajustar mais uma coisa. a câmera que você usou tinha também?
achei esse aqui, da lomo, http://www.lomography.com.br/photos/films/871924237-kodak-proimage-100-pushed-800 as primeiras fotos me lembraram outra experiência sua, com o proimage tomando um pouco de sol do carro ;) abç!
julio frança [dx] diz:
Dona, se o fotômetro da canon estiver funcionando basta regular o iso pra 400, e usar ela normalmente, escolhendo a velocidade e abertura de acordo com a necessidade de luz do momento, o segredo disso é regular o ISO, que vai dizer pra camera como se comportar. Agora se ela não estiver funcionando o fotômetro aí o bicho pega, que vai ter que fazer na mão.
O artigo da puxada tá aqui http://www.dxfoto.com.br/puxando-o-filme/ e essas fotos aí do link que você passou tem uma coisa a mais: a luz do ambiente é tungstênio, só fotografar com o Proimage normalmente nessa luz vai ficar tudo verdão também.
O lance de puxar o filme nessa caso é aumentar o contraste. Aí soma o fato de você expor o filme com menos luz do que ele pede, como ele reage as diferentes cores de forma diferente ai gravar as cores meio zoadas, ao trazer de volta o contraste na puxada a foto pode ter alteração de cor.
Mas se quiser uns verdões assim é só fazer foto com filme normal, sob luz de tungstênio, e no lab pedir pra não deixar ninguém corrigir as cores, só a densidade. Senão eles compensam o excesso de verde e a foto fica normal.
Dona diz:
de acordo com o dono, a canon tá ótima. eu tava na dúvida se fazia essa puxada num solzão, mas quero aproveitar porque vou viajar. aqui na cidade nenhum laboratório faz isso, então é minha chance. eu nunca puxei iso, e como o proimage permite isso, pelo que andei lendo, quero arriscar. outro que estou querendo puxar é aquele kodak preto e branco, o bw400cn, pesquisei mas só achei um link da lomo. o kodak usado numa olympus, em 400 mesmo, e pedido pro lab revelar em 800.
obrigada, viu?! =D
Dona diz:
ah, lembrei, rsrs. eu nunca usei a canon, então tenho outra dúvida :P essa parada da abertura eu tô de boa. mas aí conversando com outro amigo, que fotografa com digital, ele me passou um simulador.
eu fiquei brincando com o app e tal… puder perceber que no ensolarado, a f/5.6, 1/250 e iso 100, a foto ficava uma beleza. tipo, então necessariamente eu não preciso usar sempre a regra do sunny? porque eu tinha pensando em f/16, a iso 100 e 1/125. a foto ficou um tiquinho subexposta… claro, a não ser que eu queira isso.
julio frança [dx] diz:
Dona, se você olhar no simulador vai ver que existem combinações abertura e velocidades diferentes para chegar na mesma exposição, já a sunny 16 é uma base para você fotografar quando não tem fotômetro pra te ajudar. Ex: usando seu exemplo 1/250 com f/5.6. Se aumentar a abertura 1 ponto, você pode diminuir a velocidade também, e vice versa, experimente pra ver no simulador. Coloque em prioridade de abertura e vai ver que ao mexer na abertura a velocidade vai mudar pra compensar… é mais ou menos assim, uma vez descoberta a exposição ideal pra cena, você pode mudar essa combinação de velocidade e aberturas.
Dona diz:
fiz confusão, é f/11 rsrs (que embora tenha subexposto um pouquinho, não deixou a foto ruim). f/5.6 foi errado, pensei uma coisa e escrevi outra. e que a 1/250 deixou a foto muitooo superexposta. na abertura em 11 a velocidade fica ótima em 200, mas eu ainda não peguei a canon, vou buscar no início da semana. daí lembrei que algumas câmeras pulam da velocidade 125 para a 250, por isso deixei a 250.
desculpe as tantas perguntas.