Um clássico. Um sonho de consumo. A câmera que deu início a famosa série M é uma bela peça de engenharia alemã. Grandes fotógrafos fizeram grandes trabalhos com cameras como essa. Eu recebi a minha do meu tio que a comprou na década de 70 e a usou bastante até aposentá-la, em péssimo estado de conservação.
Leica M3
Lançada em 1954 e fabricada até 1966, a linha M inaugurou a era das baionetas para o encaixe das lentes, aposentando as lentes de rosca M39. Ela também iniciou uma linhagem de câmeras que existe até hoje, com a M7 e a MP de filme e a M9 e ME digitais.
Muitos a chamam de a maior câmera 35mm do mundo (segundo KenRockwell). Eu acho que é bem por aí. Tem um outro site que listou os 10 motivos para você comprar uma M3 e não nenhuma das suas sucessoras. Enfim, é uma grande câmera que carrega a essência de fotografia: mecânica, analógica, sem fotômetro, pesada e estilosa.
Hoje essa Leica M3 está em péssimo estado de conservação, mas já está em andamento o projeto de restauração da minha câmera. Vou mandar arrumar a mecânica, mas a parte estética vai ficar assim, com cara de câmera que foi pra guerra e voltou.
O problema sempre é o custo da peças, e mão de obra especializada. Mas em breve poderei colocar essa belezinha pra funcionar com essa exótica lente de 35mm com o que chamaram de Leica Glasses, “óculos” para acertar o campo de visão do rangefinder para lentes de outros formatos fora a 50mm.
Especificações da Leica M3
- Filme: 135
- Encaixe da lente: Baioneta M mount
- Avanço: manual
- Medição de luz: não tem
- Velocidades: B, 1s a 1/2000s
- Fabricação: 1954 até 1966
6 comentários
Victor Paulo diz:
Amigo tenho uma dessa em ótimo estado, e com algumas lentes quanto você acha que vale? Obrigado!
Julio França [dx] diz:
Victor uma M3 vale fácil uns R$ 1500,00 ~ R$ 1.800,00 só o corpo. Dá uma olhada no site da Angel Photo, eles costumam ter a câmera e as lentes. Ela não é tão valiosa quanto uma M6, claro, mas é bem salgadinha.
Alexandre Barreto diz:
Julio, bom dia. Conseguiu restaurar a sua? Tambem estou com uma M3 de 1954 que gostaria de restaurar. Queria saber da sua experiência e pegar dicas de qual caminho seguir. Abs
Julio França [dx] diz:
Ainda não. Está nos planos, mas não tenho verba para isso ainda :(
A ideia pelo menos consertar o telêmetro (o prisma principal está opaco) e o avanço do filme (falando algumas engrenagens) e dar uma geral no resto da mecânica. O visual nem vou mexer, gosto dela assim com cara de surrada pela vida!
Por enquanto ela aguarda ansiosamente por voltar a fotografar!
Em que estado está a sua, é só estética ou tem que fazer algo na mecânica dela?
Valeu! Abraços!
Mateus diz:
Júlio, tudo bem? Acabei caindo no teu blog pois procura uma refererencia para uma pequena restaura estetica em uma camera Leica. Conseguiste restaurar a tua? Tens alguma indicacao?
Obrigado!
Julio França [dx] diz:
Oi Mateus, obrigado pela visita e fique a vontade para trocar ideia! Infelizmente não restaurei a minha por falta de verba, tudo em relação a Leica é muito caro para gente! Quem sabe um dia, né? Abraço!