Para quem não conhece, a Nikon FM10 é o modelo básico de filme ainda em fabricação, nível de entrada e voltada para iniciantes, estudantes e entusiastas que querem uma analógica toda manual nova mas não podem bancar uma avançada, como a F6 (ou as antigas e poderosas FM2).
É a Nikon acessível para quem quer começar com a marca japonesa.
Totalmente mecânica, de funcionamento manual, tão simples e sem frescuras que a única eletrônica embarcada é o fotômetro que funciona com duas baterias SR44 simpronas Mas nada te impede de usar a câmera sem elas, na raça e medindo a luz com o seu fotômetro embutido na cabeça (ou usando um externo).
Só que a alegria acaba por aqui tem um detalhe: ela não é fabricada pela Nikon!
A Cosina
A Nikon FM10 é fabricada pela Cosina para a Nikon, baseada no chassi da Cosina CT-01. Depois da decisão de se concentrar no mercado digital, em 2006, a Nikon passou a fornecer duas únicas câmeras analógicas para o mercado, a FM10 e a F6. E só a F6 é fabricada pela própria Nikon. E nem a lente do kit, uma Nikkor 35–70 mm f/3.5-4.8 zoom, é feita pela Nikon, vai vendo. Mas não pense que é só a Nikon que pediu pra Cosina emprestar o chassi da sua CT-1, a lista tem gente conhecida como Canon T60, Nikon FE10, Olympus OM2000, Ricoh KR-5, Yashica FX-3, entre outras. A lista mais completa tem aqui. Essa prática era super comum, quando uma grande marca queria entregar uma câmera de baixo custo, sem precisar criar uma linha de produção, contratava uma terceira pra dar conta do recado.
Voltando para a Nikon FM10, é uma câmera simples, voltada para mercados emergentes (os durangos que não podem bancar uma true nikon zero bala) mas que serve muito bem para entusiastas que queiram se aventurar no mundo das lentes Nikkor. Vai, quantas câmeras xing-ling por aí tem baioneta para lentes Nikon?
Especificações da Nikon FM10
- Modos de Exposição: Manual
- Formato da foto: 24 x 36 mm (padrão de 35 mm)
- Encaixe da lente: Todas as roscas de metal Nikon F.
- Lentes compatíveis: Todas as lentes Nikkor AF-D, AI-P, AF-I, AI-S e AF-S.
- Visor: Fixo ao nível dos olhos, tipo pentaprisma;
- Tela de foco: Fixado com microprisma de imagem dividida e campo fosco
- Velocidade do obturador: 1 s a 1/2.000 s, mais Bulb (longa exposição)
- Obturador: Deslocamento vertical, obturador do campo focal de metal
- Sincronismo do flash: 1/125 ou menor
- Temporizador automático: Temporizador automático mecânico de 10 segundos.
- Botão de visualização de profundidade de campo: Embutido
- Exposição múltipla: Disponível
- Fonte de energia: 2-SR44 (1,55V) ou 2 A- LR44 (1,5V)
- Alcance EV: EV 2 a 19 na ISO 100
- Controle de exposição: Controle manual, guiado por fotômetro embutido
- Cobertura do quadro: cerca de 92% com distância focal de 50 mm definida no infinito
- ISO: 25 a 3.200 (selecionado manualmente)
- Informação do visor: Tela de exposição em LED usando display – – O +
Para a lente padrão 35-70mm incluída no kit:
- Tamanho do anexo: 52 mm
- Dimensões e peso: cerca de 63 mm de diâmetro x 64 mm de extensão (2,5″ x 2,5″), aprox. 200 gramas
- Distância mínima de disparo: 0,4 metros
Qualidade de construção
É um modelo modesto, não vai pensando que é aquele corpão de metal, que aguenta qualquer parada. Ela é de plástico, muito leve, mas também dá a sensação de ser muito frágil.
A Nikon FM10 tem aquele acabamento safado emborrachado sobre o plástico da tampa traseira e do “grip”, que descasca com o tempo. A melhor coisa é limpar esse revestimento e deixar no plástico liso de novo.
O obturador não é tão silencioso, mas é rápido e vai até 1/2000 (o que pra mim é ótimo, já que a minha pentax só aguentava 1/500 por causa de um defeito na cortina).
Mas aceita lentes Nikkor, tem o nome Nikon estampado na cara e isso já serve bastante para experimentar e se sentir um pouco Nikonzeiro, e passar a brigar com os colegas que são Canonzeiros, claro.
Mais fotos
Dicas
Se livre do revestimento “emborrachado”: to suando mas vou limpar essa meleca dela e deixar sem o grude que isso vira depois de alguns anos. Quem foi que inventou essa mania emborrachada? A parte texturizada do corpo imitando aqueles revestimentos de couro das câmeras mais avançadas já resolvia a pegada da câmera.
Descole uma 50mm imediatamente: essas lentes do kit nunca são sensacionais, principalmente quando não são fabricadas exatamente pela Nikon. Aproveite para começar sua coleção de lentes Nikkor!
Vai com calma nos dedões: lembre-se que ela é de plástico. Por melhor que seja sua construção em relação a uma toycamera qualquer, ela não tem a resistência de uma câmera de metal. Se pegar com muita força nos controles, na alavanca de avanço do filme pode quebrar. Carinho nunca é demais.
3 comentários
Carolina diz:
Boa tarde Julio!
A matéria ficou excelente, parabéns !!
Nem no site da Nikon tem tantas informações como você citou.
Estou procurando essa câmera para comprar há algum tempo, você saberia me informar onde posso encontrar?
julio frança [dx] diz:
Oi Carolina, obrigado mesmo! Ando meio sem tempo mas sempre que posso tento passar algo legal aqui.
Então, a FM10 não faço ideia de onde comprar, além dos tradicionais ebay, mercado livre e lojinhas de foto do centro do São Paulo, como a galeria 7 de abril e a rua Conselheiro Crispiniano.
Lembro vagamente de alguém vendendo algumas Fm10 no facebook, mas não achei nenhum post nos grupos de foto que faço parte.
Mas a FM10 não é a melhor opção da Nikon, viu. Tem várias usadas por aí que valem mais a pena, todas em metal e com mecânica mais confiável!
Boa sorte na procura!
Laércio Rezende diz:
qual o codigo universal desta camera?