Agora eu não tenho mais desculpa, preciso arrumar uma lente 50mm velha para desmontar e fazer essa versão de tilt-shift que achei no DIY Photography e ensina a desmontar uma lente e remontá-la de forma que tenha a liberdade de movimentos que possibilitam executar os efeitos. Pra quem não sabe, a definição do Wikipedia:
Estilo de fotografia conhecida como “tilt and shift” refere-se ao uso de movimentos de câmara em câmaras de formato pequeno ou médio e por vezes refere-se ao uso de picagem/inclinação (tilt) para limitação da profundidade de campo, produzindo fotografias de objetos e cenários reais mas que ficam parecidos com miniaturas e maquetes. A expressão também é usada quando a profundidade de campo é simulada por pós-produção digital. O nome deriva do uso de lentes tilt-shift que normalmente são empregues na produção óptica do mesmo efeito.
A descrição acima é do artigo Tilt-shift da Wikipédia, licenciado sob CC-BY-SA, lista completa de contribuidores aqui. As páginas de comunidade não estão associadas, tampouco endossadas por, qualquer pessoa associada ao tópico.
Claro, podemos comprar lentes tilt-shift prontas ou também a famosa Lensbaby, mas qual seria a graça? “Fazer” é parte da diversão, “junto” com usar, né?
Pronto, será que arrumei algo de útil pra fazer no carnaval?
Link
- Tilt-Shift: o tutorial mais legal que já achei
Leia mais:
- Tutorial DIY de lente Tilt-Shift
- Olympus Trip 35: O manual ilustrado de reparo para quem tem coragem
- Grupo no flickr: Lindas soluções fotográficas caseiras
- Fotografe com seu scanner de mesa
- Efeito de bokeh distorcido da Petzval em uma 50mm
- Construa sua própria lente
- Uma 50mm f/1:1.4 fungada sendo desmontada e limpa