Um SLR clássica, um verdadeiro tanquinho de guerra que suporta qualquer situação. Foi com essa camera que voltei a fotografia depois de anos sem clicar nada. Com uma lente 50mm 1:1.4 muito clara, é uma delicia de se fotografar, principalmente com a abertura total, com profundidade de campo mínima.
Fora o design que é classudo pacas. Um fotógrafo conta que sua MX passou com ele meses a -30° e depois meses no deserto a 40° e nunca deu um só problema.
Funcionamento da Pentax MX
Boa construção, resistência e confiabilidade. É isso que resume a MX. A minha tem um pequeno problema de cortina em 1/1000 e o hot shoe não funciona, ai ligo o flash via cabo. Mas quem se importa, o resto todo funciona. E como funciona.
Especificações:
- Filme: 135
- Tipo: Single Lens Reflex – baioneta k
- Avanço: Manual
- Obturador: Plano Focal com cortina de tecido
- Velocidade: B, 1s a 1/1000s
- fotometria: central
- foco: manual
Links
- Algumas fotos com ela.
- Leia o meu review dela no site da Sociedade Lomográfica!
- Baixe o manual da Pentax MX
Se encontrar uma a venda, não hesite nem pense duas vezes. Uma câmera que vai ficar sempre a sua disposição, nunca te deixará na mão. Nunca me deixou.
Leia mais:
- Pentax Spotmatic F, uma SLR parrudona
- Pôster da Pentax com câmeras de 1953 até 2011
- Nikon FM10, a versão popular da Nikon
- Olympus XA, talvez a menor Rangefinder do mundo
- Zenit 12XSL 35mm, uma russa made in brazil
- Vivitar 357pz Zoom, uma ilustre desconhecida
- Yashica Electro 35 GSN, outra rangefinder classuda
9 comentários
vera diz:
ola
ganhei de um tio a pentax mx e não consigo abrir pra colocar o filme como faço rs.rs.
julio diz:
Oi vera!
Vamos lá, sabe a alavanca de rebobinar o filme que fica do lado esquerdo da câmera? Levante-a e puxe pra cima que ela destrava a tampa. Tem que pegar ela inteira, e cuidado pra não arrancar, rs. Depois da primeira você vai ver que é simples.
Obrigado pela visita e boas fotos!
Lucas diz:
Tennho uma Pentax MX também, e é exatamente esse modelo ai que você postou nas fotos, e tenho uma objetica SMC PENTAX-M de 80mm~200mm.
Tiro altas fotos com essa câmera, prefiro muito mais ela do que uma digital.
Abraço, Lucas
hratch diz:
Saudações, Julio!
Sempre gostei dessa máquina e adoraria comprar uma hoje, mas com essa ditadura de mercado, que está arrancando o doce de nossa mão, não sei se valeria a pena. Qualquer resposta sua influenciará minha decisão. Abraço!
julio[dx] diz:
Compre! Sempre dá pra comprar filme e revelar. Só depende de onde você mora. Eu moro no interior de sampa, Taubaté. Aqui tem poucos lugares mas todos revelam e vendem filmes 135, fazem scan e gravam em cd, então ainda é possível. Fora que dá pra revelar PB em casa. Só comprar um scanner de filme e pronto, não precisa de laboratório mais! Vale a pena ainda…
hratch diz:
Muito obrigado por mais essa dentre tantas outras informações valiosas que leio aqui. Aqui no Rio ainda tem pra vender e revelar, principalemte no Centro, como também, se acha belas jóias da engenharia de precisão. Agota é só ter paciência e garimpar, com uma cuidadosa avaliação. Abraços, e continue prestando esse bonito serviço de manter viva a verdadeira fotografia.
Pri Bragança diz:
Que linda a sua Pentax, risos.
Eu ainda estou me entendendo com a minha K1000zinha! :D
Obrigada pela visita lá…
Renata diz:
ganhei uma spomatic F( ASAHI-PENTA), consigo colocar o filme, bater as fotos, porém na hora de destravar para rebobinar, não dá.Ela n destrava.Sabe q algum esquema para rebobinar sem destravar.
julio frança [dx] diz:
Renata, normalmente não jeito. Se o botão não libera tem algo quebrado lá dentro e forçar vai ser pior. Recomendo tirar o filme num lugar escuro, e rebobinar na mão. E levar sua Pentax para um técnico ver.
Pra tirar o filme eu faço o seguinte: a noite, com o quarto todo escuro, janelas e cortinas fechadas, coloco um cobertor escuro sobre a cama e embaixo dele, o mais protegido de qualquer tipo de luz possível retiro o filme com cuidado e rebobino na mão.
Na Pentax o que trava é aquela roda dentada que encaixa nos furinhos do filme. A bobininha que o filme enrola é meio solta mesmo, então com a tampa aberta dá pra tirar o filme manualmente, com a tampa fechada a roda dentada prende o filme com firmeza.
O chato é que pode pegar poeira e fiapos do cobertor no filme, e isso pode aparecer depois de revelado, mas é uma solução de gambiarrinha até conseguir consertar a câmera.
Fora isso não sei de nenhuma outra técnica!
Boa sorte!