Experiências fotográficas em filme e outras analogias...

Puxar a ponta do filme para fora do rolo 135

Quem nunca enrolou a ponta do filme para dentro do rolo sem querer? É um problema para tirar de volta, se não tiver aquela ferramenta de puxar o filme. Neste vídeo ela mostra uma dica rapidinha de como puxar a ponta do filme para fora do rolinho com um pedaço de filme e uma tira de fita dupla-face.

É extremamente simples. Cole a dupla-face no pedaço de filme, insira a ponta com a dupla-face voltada para o rolo e gire até ele grudar e ser puxado pra dentro do rolo de filme. Depois é só puxar a ponta pra fora com cuidado e tcharam! Só cuidado para não puxar o pedaço de filme todo pra dentro do rolo e ficar preso de novo!

Assista ao vídeo com a dica para Puxar a ponta do filme para fora do rolo 135

Já achei melhor que aquela dica de lamber a tira de filme e enviar no rolo! Alguém lambendo o filme nunca é bonito de se ver…

Leia mais:

Artigo anteriorDia mundial sem carro, 22 de setembro Próximo artigoMaking Kodak Film: o livro dos bastidores da produção de filmes da Kodak

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber a newsletter com notificações de novas publicações por email.

Junte-se a 1.579 outros assinantes

5 comentários

  1. Damião S diz:

    Também gostei desta dica. Tu já testou, DX?

  2. Ingrid diz:

    Gostaria de saber se depois que queima o filme analógico, se realmente não dá mais para revelar?

  3. Ingrid, você quer dizer que abriu a câmera com o filme desenrolado lá dentro? Neste caso se o filme estava no final, mas não foi rebobinado e se abriu a câmera e rapidamente fechou pode ser que se salvem algumas imagens, as primeiras. Se forem importantes para você vale uma tentativa, mas em um lab que tenha vontade, a maioria vai dizer que não dá. Mas pense que tá caro revelar o filme. Se só revelar o negativo é mais barato, e dá pra olhar se alguma se salva, aí amplia ou escaneia só as que se salvaram.

    As vezes as primeiras fotos se salvam, mas ficam meio queimadinhas, depende muito. Eu mesmo abri uma camera sem querer e perdi umas 3 fotos só.

    Mas não é garantia de nada.

    Agora se alguem esticou o filme pra fora do rolo com a mão e ficou um tempo na luz já era.

  4. Victor diz:

    Julio, fui comprar uma câmera e tinha um filme dentro que estava vendo quando viu o filme rebobinou tudo, trouxe o filme igual e tirei a ponta dele com essa dica. Tem como eu saber só de olhar se tem alguma parte boa? Posso ir puxando o filme e quando ver que está bom paro de puxar?

  5. Não tem jeito de saber, antes de revelar o filme exposto é exatamente igual o filme não exposto. Se lembrar quanto marcava no mostrador, tipo 10 ou 12 fotos, coloca em uma câmera e bate umas 15 fotos com a lente tampada e torce para a partir da 16 seja na parte não fotografada, de qualquer jeito se escolher fotografar por cima pode dar uns efeitos loucos de dupla-exposição!

O que você acha?

Nome obrigatório

Website