Se você tem uma câmera digital que permita regular manualmente a exposição, tem uma boa qualidade de imagem e que faça macro você já tem um scanner de filme na sua casa. Com um pouco de determinação e muita tentativa e erro você pode dar aquela garibada na sua caixa de filmes que ainda não foram digitalizados e passar tudo para o computador!
O que precisa
- Negativos
- Mesa de luz (ou monitor, o que tiver disponível)
- Câmera digital com controles manuais
- Tripé
- Determinação
Com os materiais em mãos vamos começar a organizar o fluxo de trabalho. É preciso espaço para colocar a câmera no tripé e deixar bem alinhada com a sua base luminosa, que pode ser desde uma mesa de luz até seu monitor ou iPad/Tablet com uma página em branco para iluminar o negativo por trás.
Depois de prender seu negativo contra a superfícia luminosa, teste fazer uma foto com macro para acertar a exposição (faça várias fotos e experimente tratar cada uma até achar a melhor exposição pra fazer o resto do rolo) e verificar se os pontos (no caso de ser um monitor) não estão aparecendo na imagem na forma de moire. Caso apareçam pontos, precisa usar algum tipo de plástico branco pra amenizar isso (eu usei uma página de álbum de fotografia, é de plástico branco leitoso).
Com a fotografia no Photoshop, inverta e use a ferramenta níveis para acertar as cores. Essa parte do processo por si só é uma arte! Mas vamos lá:
- Crie uma camada de ajuste de Níveis e não mexa em nada
- Acima da camada de ajuste de Níveis crie uma camada de ajuste com Inverter
- Agora volte a selecionar a camada de ajuste níveis e corrija cada cor RGB de acordo com as imagens abaixo e pronto!
Algumas fotos com o processo
Leia mais:
- Chaveiro de rolo de filme 120 DIY em 10 minutos
- Grupo no flickr: Lindas soluções fotográficas caseiras
- Filme 135 em câmeras 120 usando um adaptador handmade
- Olympus Trip 35: O manual ilustrado de reparo para quem tem coragem
- Fotografe com seu scanner de mesa
- As Pinholes de Marcos Campos
- Restauração de filme antigo a partir de negativos é lindo!
7 comentários
Renan Martins diz:
Olá
Legal o post, mas na hora de ajustar as cores eu não consigo fazer com que fique boa. Sempre fica um azul na imagem por conta do laranja, nunca consigo de fato inverter, ajusto o azul dai fica verde, ajusto o verde e ficar vermelho e ajusto o vermelho volta a ficar a azul.
Tem alguma dica?
julio frança [dx] diz:
Oi Renan,
Seguinte, acompanha o esquema de correção de cores do artigo http://www.dxfoto.com.br/negativos-com-scanner-normal/ que tem as telas dos ajustes usando a ferramenta levels (níveis) do photoshop, você conhece? É com ela que resolve. Aqui nesse artigo com a câmera os ajustes usando levels ficou muito pequeno, mas é o mesmo processo. Um detalhe importante é selecionar só a parte com a imagem, não os buraquinhos, pois dá diferença. Se você não tem intimidade com o photoshop fica mais difícil mesmo.
Espero ter ajudado!
Valeu pela visita, fica a vontade pra perguntar.
Denis Augusto diz:
Muito bom!
Você acredita ser possível fazer isso utilizando um scanner de mesa comum (sem contra iluminação) ao invés de uma câmera ?
Abraço!
julio frança [dx] diz:
Denis, o que você quer fazer é isso http://www.dxfoto.com.br/negativos-com-scanner-normal/, dá mas fica bem tosco!
Denis Augusto diz:
Bom dia Julio, tranquilo?
Eu viajei mesmo, já estou careca de ver coisas a respeito e na pressa escrevi bobagem! haha
Minha ideia é pegar um scanner comum, sem a iluminação auxiliar e então adicionar uma na base da gambiarra. Quero colocar alguma coisa (papel branco ou algo do tipo) sobre o o negativo para funcionar como difusor e meter uma lâmpada branca sobre os dois (uma luminária por exemplo). Caso seja necessário coloco até um dimmer na luminária para garantir uma boa qualidade.
Abraço!
julio frança [dx] diz:
Denis, ai sim! Se conseguir desligar a luz interna do scanner, depois com a ajuda de um software como o Vuescan que deixa você controlar melhor o scan, e uma bela fonte de luz e cima não vejo porque não dar certo. Eu recomendaria alguma fonte de luz de led, tem uns esquemas de placa de luz de led que usam como mesa de luz, quem sabe não dá certo?
Depois mostra o que conseguiu!
Denis Augusto diz:
Legal, vou fazer algumas experiências!
Você sabe se existe algum problema caso exista um desequilíbrio entre as duas fontes de luz?