É simplificar demais a Sprocket Rocket dizer que só serve pra fotografar sobre os furinhos do filme 135 (os infames sprocket holes) e de forma panorâmica. E também dizer que ela é uma câmera para lomografia. Sem encher muito a bola da câmera é uma brincadeira bacaninha, ela permite fazer duplas exposições, tem modo bulb pra longa exposição e tem uma lente grande angular, tornando cada foto uma panorâmica mesmo. Liberte-se dos rótulos e preconceitos e experimente o que tem de novo por aí.
Construção e acabamento da Sprocket Rocket
A câmera é bem simples na sua construção, com lentes e corpo de plástico (claro), com um design inspirado (???) na câmera do Dick Tracy e faz parte das câmeras de efeitos especiais da Sociedade Lomográfica, junto com a supersampler, actionsampler, fisheye e Horizon. São câmeras alteradas para fazer um efeito específico da fotografia.
Mas a Sprocket tem uma máscara interna removível que permite fotografar sem expor os buraquinhos, deixando uma panorâmica mais “normal”, o que a torna mais versátil, por assim dizer.
Como tem lente de plástico também não é de se esperar uma qualidade de arte para a coisa, mas ela já tem um ponto positivo em relação a Fisheye da Sociedade Lomográfica: a Sprocket Rocket não tem foco fixo.
Especifícações
- Filme 135 de todos os tipos (ISO400 é o recomendado)
- 18 fotos panorâmicas em um filme de 36 poses
- Lente grande angular 30mm de plástico
- Foco de 0.6m ao infinito
- Aberturas Sol (f/10.8) e Nublado (f/16)
- Obturador N (1/1o0) e B (longa exposição)
- Formato da imagem: 72 x 33 mm (cobrindo os furinhos) ou 72×24 mm (com a máscara sem chegar nos furinhos)
- Sapata para flash (hotshoe)
Dicas
Dupla exposição
Você vai poder fazer duplas exposições sem crises com ela, já que o avanço do filme não está ligado ao mecanismo de disparo, ou seja só avança o filme quando quiser. Ou volta o filme, como escolher.
Avanço do filme
Como a câmera não tem um mecanismo de trava quando chega no ponto de fazer uma outra foto é importante avançar o filme com muito cuidado observando o ponto branco que aparece do lado do contador de frames.
E esse cuidado com o avanço do filme tem que acontecer, principalmente, até o último frame, pois o filme vai chegar no final e se você forçar muito vai quebrar a câmera (lembra, é de plástico).
Tampa da lente
Sem dúvidas, é uma salvadora da pátria quando guardamos a câmera na bolsa. Nas dicasda Holga a Sociedade Lomográfica costuma dizer que era bom sumir com a tampa, pra evitar fotografar com a lente fechada (já que não é nenhuma reflex que podemos ver através da lente). Mas eu digo que vale a pena guardar pra proteger a lente de plástico que pode arranhar com facilidade. E pra não perder a tampa, siga o tutorial que fiz pra tampa da diana (que é de plástico também, serve pra essa tampa).
Tampa do compartimento de filme
O sistema de fechamento da tampa do compartimento de filme pode dar problemas pra você, como o da Holga. Esse clipe de metal pode se soltar sozinho (principalmente dentro de bolsas) ou pode ficar frouxo. É sempre recomendável prender a câmera com um elástico ou fita, o que achar melhor.
Isso é o que podemos ver da câmera, agora vou carregar ela com um filme e testar o que ela pode fazer.
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1 comentário
fabricio britto diz:
Legal Julio França essa dica da Sprocket Rocket, veio em boa hora já que acabei de adquirir uma na cor amarela…abs.