Nas minhas buscas por um processo de fabricação caseiro e processos alternativos de fotografia descobri esse francês maluco que resolveu criar o seu próprio filme usando um material bem interessante: o papel japonês Washi! Lomig Perrotin tem aperfeiçoado a técnica para deixar um rolo de papel washi sensível a luz já há algum tempo e hoje tem vendido seus rolos de Washi Paper Film online por preços que não são um absurdo.
E filme não é uma descrição ideal para o Washi Paper Film, pois ele usa papel como base e não uma película plástica. Lomig decidiu que ia tornar esse papel específico sensível a luz para usar em câmeras de médio e grande formato pela sua transparência (relativa, né) e resistência ao processo de revelação, bem molhado como devem lembrar.
Revelação
Washi Paper Film
O Washi Paper Film é como um papel fotográfico, insensível ao vermelho (ortocromático). Assim pode ser manipulado sob luz vermelha e processado em químicos de papel preto e branco. No vídeo Gaetan Cormier mostra como manipular e processar o Washi e é bem legal ver a imagem se formando na tira de papel.
Depois é só ampliar normalmente ou fazer um escaneamento de filme com ele. Segundo Lomig, um escaneamento simples não mostra o verdadeiro potencial da imagem no Washi, precisa ser tratado como um filme mesmo. Então nada de escaner normal.
Resultado
Bastante lo-fi, o Washi Paper Film lembra um pouco o bom e velho fax, mas imagine isso saindo de dentro de sua câmera 120. Esse filme maluquinho transforma qualquer Mamiya ou Hassel numa Holga. Ou pior, em um GameBoy Camera!
Links
Tá aí um tipo de filme que me deu vontade de voltar a experimentar 120, revelar em casa, etc. E mais, deu vontade de fazer meu próprio filme! Só não sei como ainda…
Leia mais:
- Belair X 6-12, a nova médio formato da LSI
- DianaDay é 4 de agosto, tem fotografado com a sua?
- Pancro400, filme preto e branco com emulsão dupla
- Filmomat, uma máquina reveladora de filmes em casa
- Filme 120, o padrão do médio formato
- Use lego para montar um sistema de revelação de filmes
- 5 motivos para ainda fotografar com filme